Márcia Ribas

Beleza e sofrimento?


13 jul 1:51 POR marciaribas

Beleza e sofrimento?

Beleza e sofrimento soa como algo contraditório. Recentemente acompanhei de perto a angústia de uma amiga que sofreu bastante por ver seu pai lutar contra o câncer, o que  não foi nem um pouco fácil. Hoje ele está bem melhor, graças a Deus.

Em nenhum momento ela deixou de se cuidar na medida do possível. Seu pai pedia a ela que não entregasse os pontos. Dizia que a vida é muito bela pra se deixar abater pelos acontecimentos do dia a dia. “Aprenda com eles!”

Eu me sinto muito bem ao ver pessoas belas, bem arrumadas, harmoniosas e ao mesmo tempo simples. Tenho a impressão que a beleza demonstrada através da simplicidade apresenta algo de misterioso, profundo e forte, embora simples.

Por outro lado sei que não é tão fácil estar bem o tempo todo. Cada dia é um dia e a vida é como uma caixinha de surpresas, a qualquer momento algo diferente pode acontecer e mudar tudo, às vezes pra melhor ou pior. A dinâmica do dia a dia pode fazer de nós pessoas bem melhores, se assim permitirmos. Tudo sempre é uma questão de escolha.

Cuidar-se enquanto tudo vai bem é algo agradável e fácil, mas, fazê-lo em meio ao sofrimento, independente de que origem seja, passa a ser nobreza de espírito, amor próprio e superação. Portanto, beleza e sofrimento podem estar juntas e fazer surgir força e novidade.

Você conhece alguém que já sofreu muito, mas muito mesmo, e que através do sofrimento acabou crescendo, amadurecendo e melhorando como pessoa? E conhece alguém que se revoltou diante do sofrimento, sendo vítima dele? Eu conheço pessoas nas duas situações e digo com propriedade que a primeira ficou mais bela, vistosa, invulnerável, digna de ser modelo de vida. Já a segunda decidiu estacionar a vida, usando toda sua energia pra permanecer no ponto morto, o que é triste demais.

Não sei o que você vive agora, mas com toda a certeza do meu coração digo que não vale a pena justificar a falta de cuidado consigo mesma (o) jogando a culpa no sofrimento que tem vivido, pois isso de alguma forma diminui a dignidade de ser gente, capaz de superar-se e ir muito além do que imaginar. Não se esqueça: Beleza e sofrimento se completam na visão de quem espera mais da vida. E você merece muito mais da vida.

Sofra com dignidade, beleza, esperança e graciosidade como estas peças fotografadas por Martin Klimas. Elas estão despedaçadas, mas sua beleza permanece intacta.


  1. Aretha disse:

    Parabés pelo novo blog, a “cara” dele está ótima!!!!
    Penso que de fato o sofrimento, dificuldades e tribulações se bem vividos, são capazes de tornar uma pessoa realmente mais bela.
    Amo seus post’s!!
    Bjs

Deixe o seu comentário!

Receba nossas novidades!


Deixe seu e-mail, e receba toda semana
dicas, novidades, inspirações e muito mais!



* Campo Obrigatório

Powered by WordPress Popup